quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Eudeimonismo

Deus não permita que eu morra antes de entender algumas coisas da vida. Uma delas é a infelicidade. Não entra na minha cabeça a necessidade que as pessoas tem de serem infelizes. Infelicidade é uma coisa tão triste. Tenho pena de quem não é feliz. Tenho certeza que cada ser humano encontra na vida, pelo menos, um caminho até a felicidade. Seja ele chance, uma oportunidade, um objeto, uma pessoa, um animal - seja lá o que for, sempre há.  É tão fácil ser feliz que as pessoas tem medo disso. Preferem preencher o vazio de suas vidas, com os problemas da vida dos outros. Não acredito que viver (não por amor; isso é outra história) a vida de alguém possa trazer felicidade. Viver a vida de outra pessoa te faz não enxergar sua beleza própria, natural nem os amores que tem pra viver, muito menos perceber os sorrisos que tem para dar e receber.  Citando o mestre, "a dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional."  Acho que a maioria das pessoas gosta mesmo de sofrer. Há tanta coisa no mundo que pode te deixar feliz. Não pretendo que este seja um texto de auto-ajuda, é apenas uma reflexão, para explicar a minha conclusão. Você só precisa de um requisito para ser feliz: estar vivo. Com essa condição, você está apto para ser feliz pra sempre. Basta que você esteja disposto a isso.
O ser humano tem uma mania péssima de querer controlar o tempo, quando na verdade, o tempo é quem controla o ser humano. Cada coisa tem o seu momento certo e saber esperar é uma virtude.
Acho que o meu cachorro é que é feliz. Cachorros aprontam, quebram, lambem, comem, e sujam exatamente o que não devem. Sua memória curtinha os favorece, uma vez que mesmo brigando com eles, em cinco minutos, já esqueceram o que fizeram e que foram recriminados também. Percebe-se isso pela maneira como abanam os rabinhos, como se nos dissessem que rancor não está com nada e ser feliz está na moda. A felicidade não está relacionada à idade, sexo, gênero ou cor.  Cada ser humano é o anfitrião da sua própria festa e não deve ficar se preocupando se os outros estão se divertindo.
 É um clichê, mas não deixa de ser verdade, se hoje a sua vida é ventania, o mesmo vento que bagunça, é o vento que traz calmaria.


Felicidade - Marcelo Jeneci

 
eudemonismo ou eudaimonismo (do grego eudaimonia, "felicidade") é uma doutrina segundo a qual a felicidade é o objetivo da vida humana. A felicidade não se opõe à razão mas é a sua finalidade natural. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por comentar e volte sempre.